Bairro Craveiro Lopes - Oficial WebsiteBAIRRO.CV


pesquisar
Home Associação Sócios Comunidade Futebol Basquetebol Notícias Vídeos Galeria de Fotos Contactos
Home > Futebol > Equipas Formação

Futebol

» Escola de Formação

LANÇAMENTO
A Escola de Formação do Bairro Craveiro Lopes foi lançada no ano de 2003, nos escalões Sub-15, Sub-17 e Sub-19, sobre o comando do Técnico Alexandre Hermínio M. Spencer Lopes (Alex – Ex Treinador Senior). Com participação em todos os campeonatos organizados pela Associação Regional de Futebol de Santiago-Sul, o escalão Sub-17, sagrou-se campeã de Santiago Sul, na época 2003-04, o que lhe deu direito de participar no 1° campeonato nacional de escalão Sub-17, classificando-se em 3º lugar.

Durante três épocas - 2003/04 - 2004/05 -2005/06, a Escola de Formação do Bairro Craveiro Lopes, ficou sobre o comando do Técnico Alexandre Hermínio M. Spencer Lopes, conhecido no meio futebolístico como Alex, desempenhando em paralelo a função de Secretário da Direcção da ADESBA.


Jorge Andrade, Mário Semedo, José Semedo, Alex e escola do Bairro

Hoje, o Técnico Alex comanda o Sporting Clube da Praia, onde sagrou-se Tetra Campeão de Cabo Verde, época 2008/09, tendo levado juntamente com a sua comissão técnica ( Nhu Branco/Lim ,Kiki e Nhota) ao 2º lugar no Campeonato Regional Santiago Sul, época 2007/08, com direito a participar no Campeonato Nacional, conquistando o 3º lugar no pódio, facto histórico para o Clube.

PRIMEIROS APOIOS
Em 2004, durante as festividades do 50º Aniversário do Bairro, as equipas que integram a Escola de formação do Bairro beneficiaram da oferta de materiais desportivos do FC Santiago da Holanda, equipa composta por emigrantes Cabo-verdianos radicados naquele país Europeu, permitindo a Escola de Formação uma participação condigna nos campeonatos Sub-15, sub-17 e Sub-19. Cabe ressaltar que, na época 2004/05, entre as equipas integrantes da 1ª divisão de Futebol de Santiago-Sul, a Associação Desportiva do Bairro foi a única que participou nos campeonatos de Futebol Sub-15, Sub-17 e Sub-19.

OBJECTIVOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
Com a Escola de Formação a funcionar a todo o vapor, a Direcção da Associação pretende tornar a Escola de Futebol do Bairro uma das referências de formação em Cabo Verde, objectivando uma organização sustentável a médio e longo prazo, capaz de formar os seus próprios atletas, propiciando oportunidades gratificantes de desenvolvimento pessoal e social.

Lançamento Oficial da Escola de Futebol
No ano de 2006, 22 de Junho (quinta feira) pelas 17h00, a Direcção da Associação, resolveu lançar oficialmente a sua Escola de Formação de Futebol, no Salão Principal do Polivalente do Bairro. A Empresa LOYD ENGENHARIAS é a patrocinadora oficial da escola de formação do Bairro, onde a politica dessa empresa é apostar no viveiro, proporcionando aos jovens atletas oportunidade de serem não só bons atletas, mas principalmente bons cidadãos. Patrocínio esse no valor de 300.000$00 época, com parcelamento de 25.000$00 mensais. A escola recebe apoio de Federação cabo-verdiana de Futebol, Alliance Cap-verdinne de Lyon (França), FC Santiago de Holanda e do Sporting Clube da Praia.

VISITA DE PERSONALIDADES

Visita do Atleta Jorge Andrade a Escola de Formação
Em 2006, a Escola de Formação de Futebol do Bairro, teve a honra de receber por algumas horas o atleta da Selecção Portuguesa, o Caboverdiano Jorge Andrade, naturalizado Português, que por sua vez deixou aos pequenos atletas palavras de incentivo a pratica de futebol e a importância dos estudos, como factor preponderante para a formação pessoal de qualquer cidadão, além de, no final da visita, é claro bateu bola com os pequeninos.

Visita do Secretario Estado de Juventude e Desporto, Exmo. Senhor Américo Nascimento, acompanhado do Director da Direcção Geral do Desporto, Exmo. Senhor Inácio Carvalho
No ano seguinte foi a vez do então Secretario Estado de Juventude e Desporto, Exmo. Senhor Américo Nascimento, acompanhado do Director da Direcção Geral do Desporto, Exmo. Senhor Inácio Carvalho e a sua comitiva, no âmbito da política de incentivo implementação das escolas de formação.


Inácio Carvalho, Américo Nascimento, Ribeiro, Irlando Costa

PATROCINIO
Ainda no mesmo ano, a Escola de Formação de Futebol do Bairro, recebeu das mãos de José Jorge Carvalho Barros, conhecido como Zé Piguita, grande quantidade de materiais desportivos, como bolas, 2 tipos e equipamentos, 2 tipos de fato de treinos, cones, pratos mochilas, coletes cores diferentes entre outros.

Zé Piguita na entrega de materiais desportivos a escola de formação

A Escola de Formação do Bairro participa num Torneio Internacional na França
No ano de 2008, a Direcção da Associação Desportiva do Bairro, recebeu da Associação Desportivo de DIRINON da França um convite para participar num Torneio Internacional de Escolas de Formação de Futebol nos dias 31 de Maio á 1 de Junho nas categorias de Sub 09 (nascido entre 01/01/98 á 31/12/99) e Sub 11 (nascido entre 01/01/96 á 31/12/97) onde participam as escolas dos melhores Clubes da Europa, América e Africa (mais informações sobre o torneio, consultar o site: http://www.as-dirinon.fr.

Convite esse, que teve como intermediário o Emigrante Bairrense OTIS, radicado na França (Marselha), que orquestrou e acompanhou por telefone todo o nosso trajecto e estadia naquele país Europeu.


Escalão Sub 11, durante a Cerimónia de abertura do Torneio Internacional de Dirinon - França

A Direcção, infelizmente só pude fazer viajar o escalão Sub 11, tendo em vista as inúmeras dificuldades em conseguir apoio financeiro para obtenção das passagens, tendo conseguido ainda que, em cima da hora do voo, graça ao apoio de algumas pessoas que incansavelmente lutaram para que pelo menos a nossa presença num dos escalões fosse possível. Triste foi passar a mensagem as crianças do escalão Sub 09 que infelizmente não puderam viajar por falta de apoios.

Apoio da Direcção Geral dos Desportos – Material Desportivo e Bolsa Jovem
De uns anos pra cá, a DGD tem apostado numa politica de incentivo as escolas de formação das modalidades praticadas em Cabo Verde, ao apoiar todos os anos as escolas com matérias desportivos diversos, tais como, equipamentos, bolas, redes, apito, cronometro, coletes, entre outros. Além disso, só a entrega desses matérias não é suficiente, por isso a Direcção Geral dos Desportos, chefiado pelo Exmo Sr. Director apostaram numa campanha de visita as escolas de formação a qual receberam os respectivos apoios, na medida de verificar a utilização desses matérias e identificação dos problemas enfrentados.

A política do Governo ainda apoia os atletas mais carenciados das suas respectivas escolas com entrega de bolsa jovens, onde inclui todos os matérias escolares, assim como pagamento das propinas escolares e material desportivo como bota ou ténis, para esses contemplados.

Durante esses tempos alguns atletas da escola do Bairro já foram contemplados, e a Direcção da Associação agradece em nome desses atletas e das suas famílias.





Loid Engenharia
publicidade